quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Bençãos & Hemodiálise/Transplante


     O transplante é uma bênção? Eu, Beto, te responderia prontamente: A vida é uma bênção. É uma cura então? Eu católico, meio que desviado das atividades da Igreja e muitas vezes descrente, acredito que a única cura vem de Deus, e não vem da maneira e no momento exato que queremos. Sim. Mas então o que é o TX? TX é vida normal? Diria que não, mas uma tentativa de melhora nas dificuldades que a hemodiálise ou outros tratamentos que o Renal cronico passa, traz a sua vida
     E as melhoras são irrefutaveis, vão de algo simples, como sentir o gosto da comida a não ter de fazer mais hemo.
     Eu, porém, sinceramente não reclamo, apesar de tudo que vi e senti no ano que por la passei, e lembro que ao chegar a clinica nem respirar conseguia mais, com creatinina em 19 e ureia também bem elevada, ficando minutos para buscar a respiração novamente. Compreender tudo que dali para frente teria de enfrentar não foi das coisas mais fáceis.
     No mesmo dia o médico disse que "era HD ou morte" e eu queria viver, já que também por vezes tentara milagre dos céus e por certo não era aquela a hora para tal, pelo menos do jeito que eu pedia.
     Agora vejo aquele tempo como algo distante e que faço o possivel para não ter de repeti-lo, mas guardo com imenso carinho cada personagem e tenho muitos instantes bem bonitos frescos na mente e coração até hoje, beirando 7 anos que ja não faço mais parte de algo que também teve momentos ruins, mas me fez crescer como pessoa, pois la fiz e recebi preocupação sincera em e com quem convivi.
     As vezes ouço criticas àquelas pessoas que pós TX, vêem a vida como um "mundo cor de rosa", eu em particular, vejo que isso esconde diversos problemas que todos nós transplantados, sem excessão, temos.
     Mas sabe que até entendo, porque só quem, como eu, passou pela hemodiálise, quase que obrigatoriamente, aprende-se aceitar as situações adversas. Com atitude diferente dessa, não se conseguiria conviver com as dificuldades que a maquina traz.
     Mas essa gana, de não se dar por vencido e não admitir fraqueza, de só querer "ser igual, normal", nos tira muitos direitos. Muitos de nós tem de entrar na justiça para conseguir seus medicamentos, inclusive os imunossupressores, na quase totalidade das vezes é uma briga solitária. Porque outro ponto que em nós é marca registrada é de nos isolar, e por defesa, apagar tudo e todos que nos faz lembrar o recente e triste passado.
     Sem contar a "ignorância" ao paciente renal cronico no direito previdenciário. O jeitinho brasileiro entra em cena e prevalece, e para bom entendedor meia palavra bas.
     A reinserção no mercado de trabalho, que até muitos presidiários tem, nada absolutamente contra isso, mas quem passa anos na hemodiálise, agora transplantado, a única solução é esconder e arriscar seu transplante para voltar a trabalhar?
     Por essa e outras razões, apesar da preocupação com os amigos que ainda enfrentam o tratamento dialitico, na fila ou com doador vivo, contando o tempo de espera, fico receoso em participar de campanhas de doação de órgãos, porque nao vejo campanhas de prevenção à altura e entendo inadequado o acompanhamento pós TX. Tipo você faz se der tudo certo, parabéns, se não, te vira.
     Por exemplo um nefrologista não pode pedir uma endoscopia a um paciente que ele acompanha a anos, mas não é ele que sabe tudo daquele paciente? Mas Roberto, um clínico geral pode pedir! Sinceramente, alguns deles não sabem nem onde fica o rim transplantado e que só se enxerta um órgão.
     A vida é linda. A minha tem sempre uma musica que eu gosto de fundo.hehehe. Ela pode ser cor-de-rosa, azul, verde, um arco-íris, mas se não entendermos o caminho, ao menor tropeço nossa retina será só escuridão.
Eu observando, percebo, que o bom da vida mesmo é que existem varias perspectivas, visões diversas do mesmo fato, ignorância (desconhecimento), é só ver o meu e/ou o seu lado

Um comentário:

Seguidores