sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Receio


      Estava eu conversando com uma amiga, velha conhecida via MSN. Um assunto me chamou a atenção, intrigando este velho pensador.
      Com absoluta naturalidade, ela me disse ser piloto de corrida de arrancada, no Autódromo em Curitiba e eu no impulso da conversa lhe confessei, que algum tempo já, tenho certo receio em dirigir.
      "RECEIO" jeito 'macho' de dizer que se morre de medo de alguma coisa.hehehe.
      Fiz uma reflexão mental, relembrando que há não muito tempo atrás, as mulheres sequer tinham 'direito' de dirigir.
      __ Perai. Beto! É a modernidade. Hoje, em muitos casos, os homens cuidam das crianças e dos afazeres domésticos e as mulheres trabalham fora. Já tem piloto brasileira, na Fórmula Indy.
     Realmente, a tendência, mesmo ainda com o machismo existente, as mulheres conseguirem a tão sonhada igualdade. As mulheres já exercem postos de liderança, apesar dos salários, se comparados ainda serem menores. E ainda muitas vezes acumulam as responsabilidades: trabalho de casa, família e trabalho fora. Tarefas, que diga-se de passagem, executam com extrema competência e facilidade.
     Mas, infelizmente, não só nas coisas ditas 'boas', nossas meninas também se inclinaram em ir também para o lado negativo. Outro dia vi no noticiário algo que me deixou bastante entristecido: lindas garotas, jovens, bem vestidas, maquiadas, sendo algemadas e presas após flagrante da policia de venda de drogas.
     Mas como diria Renato Russo: "Nossa história não estará pelo avesso assim sem final feliz. Teremos coisas bonitas pra contar"
     Para que todo esse machismo, alguém que mande e alguém que obedeça? Porque não caminhar lado a lado?
     A história de dominação parece que se repetirá, mas desta vez o protagonista é outro, a mulher, e talvez por isso o final poderá ter um rumo diferente, bem mais bonito e feliz.
     Quando disse a ela que não dirigia mais. Se no caso fosse um homem para uma mulher, certamente pensaria, mesmo que não dissesse diretamente: "Vai pilotar um fogão". 
     Mas a resposta dela foi simplesmente:
    "Que isso Beto, tem de perder este medo, eu te ensino a dirigir."

2 comentários:

  1. Infelizmente a sociedade ocidental formada sob o mito judaico-cristão se afastou das nossas origens, época em que a mulher era endeusada. E construiu-se uma sociedade patriarcal onde a mulher apenas auxilia o homem, é sempre inferior e deve submeter-se a sua autoridade.

    Obrigada por seguir o Pintando Música.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, este autoritarismo, machismo ai, muitas vezes à base de muita violência fisica e psicológica, é algo desprezível, mas me assusta a forma que as mulheres estão buscando a igualdade, e o pior, mesmo as agora "chefes de familia", continuam sendo usadas e violentadas.

    Obrigado por seguir o amigo aqui também, ainda amador.hehehe. O seu blog é bem bacana
    Abraço

    ResponderExcluir

Seguidores